No dia 31 de maio de 2012 o 1º ano
EMI realizou a socialização da 1ª ação de aprendizagem com o tema: 'Urbanização
da Comunidade'.
"Parabenizo a todos os alunos, professores e equipe escolar pelos trabalhos realizados e apresentados". (Diretora Rozeli)
"Parabenizo a todos os alunos, professores e equipe escolar pelos trabalhos realizados e apresentados". (Diretora Rozeli)
A imagem abaixo do Google Earthfoi
ponto de partida para trabalho nas diversas disciplinas dentro da Ação de
Aprendizagem “Urbanização da Comunidade de Rio Antinhas” que teve como
problematização: “Quais os benefícios e consequências da urbanização na vida dos moradores da comunidade de Rio Antinhas?”
Na disciplina de História (Professor
Amarildo Custódio) os alunos trabalharam com os conceitos relacionados ao
Município e ao Distrito. Foi necessário,
através da pesquisa, estudar leis, decretos e a composição do Poder Executivo e
Legislativo durante o período que houve mudança do perímetro urbano de Rio
Antinhas. A atividade que registrou todo o movimento do processo de ensino e
aprendizagemfoi a Linha do Tempo .
Entende-se por Linha do Tempo como a
representação ordenada dos fatos em uma sequencia cronológica. Essa linha pode
ser construída usando-se qualquer linha do tempo: anos, décadas, séculos.Conteúdos
abordados: prefeitos, vereadores, presidentes da câmara, leis de ampliação do
perímetro urbano.
Nas aulas de Sociologia(Professor
Amarildo Custódio) foi trabalhada a
questão da Identidade da Comunidade. Independentemente das variações entre
elas, as comunidades tem algumas características em comum e servem para
identifica-las como um tipo específico de organização social. Os alunos Luís e
Daniel apresentaram as seguintes características:
·
Nitidez: são os
limites territoriais da comunidade, ou seja, onde ela começa e onde ela termina
do ponto de vista espacial-geográfico;
·
Pequenez: A
comunidade é uma unidade de pequenas dimensões, limitando-se quase sempre a uma
aldeia ou conjunto de aldeias;
·
Homogeneidade: as
atividades desenvolvidas por pessoas de mesmo sexo e faixa de idade, assim como
suasexpectativas são muito parecidas entre si; o modo de vida de uma geração é
semelhante ao da procedente;
·
Relações
pessoais(contatos primários): em uma comunidade, as pessoas se relacionam por
meio de vínculos pessoais, diretos e geralmente de caráter afetivo ou
emocional. Predominam, portanto, os contados primários sobre os secundários.
(OLIVEIRA, 2009, p. 80)
Ainda foi trabalhado em Sociologia(Professor
Amarildo Custódio) o Plano Diretor: Lei
014 de 18 de novembro de 20011. Ele tem por finalidade regulamentar e organizar
os perímetros urbanos do município de Petrolândia, no sentido de normatizar o
funcionamento do comércio, da indústria e de prestadores de serviço, bem como
instruir normas de higiene, garantido o bem estar coletivo.
Neste sentido foi abordado o conceito
de perímetro Urbano: “É o espaço onde se concentra um contingente maior de
pessoas. Possui uma série de serviços, é no espaço urbano que ocorre a
produção, circulação e o consumo efetivamente.”
A comunidade de Rio Antinhas está
passando pela urbanização, assim é de total importância compreender como a
mesma está acontecendo e analisar as mudanças que este processo causará na
comunidade, levando em consideração também aspectos históricos que mostram como
a comunidade se desenvolveu. Foi estudado nas aulas de Geografia(Professora
Patrícia Zunino) o conceito de urbanização: “Processo de agrupamento de
características rurais para características urbanas. Está associado ao
desenvolvimento da civilização e também a tecnologia.” (MARTINS, BIGOTTO,
VITELLO, 2010)
Já nas aulas de Matemática (Professora
Marli Bizarri) os alunos,após ter observado o Mapa da comunidade, com as
ampliação da área urbana, selecionaram
uma determinada área. A parte se lecionada, contento as medidas reais (m2) bem
como o nome do proprietário, deve ser destacada no Mapa. Os alunos colorirame
realizaram a transformação m2 para cm2. Usaram as medidas dos limites, fizeram a
soma e verificaram se a medica conferia com a área total.
Para localizar qualquer lugar na
superfície terrestre de forma exata é importante conhecer as coordenadas
geográficas. As Coordenadas Geográficas baseiam-se em linhas imaginárias
traçadas sobre o globo terrestre. Paralelos – São linhas paralelas ao Equador.
Os Meridianos – são linhas semicirculares. Essas linhas de 180ºque vão do Polo
Norte ao Polo Sul e cruzam as paralelas. Todos os meridianos tem o mesmo
tamanho. PETROLÂNDIA éum município brasileiro do Estado de Santa Catarina.
Localiza-se a uma latitude de 27º 32’ 07” Sul a uma longitude de 49º 41’ 53”
Em
Empreendedorismo(Professora Marli Bizarri) a turma desenvolveu o “Docier Inovador” com os
objetivos a serem desenvolvidos nos alunos: A capacidade de
manter-se firme e constante em seus propósitos, sem perder a objetividade e
clareza frente às situações; Perseverança e a motivação; Disposição para assumir riscos; Flexibilidade
para rever posições, assumir o novo, ceder quando precisa ouvir as ideias e
sugestões e aceitá-las quando for o caso; - Iniciativa; Capacidade para agir de
maneira oportuna e adequada sobre a realidade, apresentando soluções,
influenciando acontecimentos e se antecipando às situações; Autoconfiança,
mesmo tendo muitas opiniões contrárias podendo agir com firmeza e determinação
para atingir os objetivos; Automotivação, mesmo diante de algum fracasso
encontra sempre um motivo para recomeçar; Criatividade e capacidade de
encontrar soluções viáveis para solução de problemas.
Existem
vários conceitos de plano de negócios cada um com o seu próprio contexto. No
âmbito deste, consideramos que este plano de negócios é uma atividade de
aprendizagem para a turma do 1º Ano do Ensino Médio Inovador. É uma experiência
de compras e vendas, bem como, o gerenciamento de toda execução do plano. Após
a discussão realizada em sala de aula, a turma decidiu elaborar um plano de
negócio para realizar a produção e vendas de doces. (Cocada, brigadeiro,
amendoim). Para isso foram elaboradas estratégias: Buscar informações sobre o
negócio; Buscar parcerias; Confeccionar embalagens; Realizar na pesquisa de
preços nos comércios locais; Tomar decisões em relação à realização das
compras(Decidir as compras, à vista ou à
prazo); Previsão de fluxo de caixa; Elaborar tabelas e gráficos de comparas e
vendas. Também foi elaborado projeção financeira, plano e relatório de vendas.
Nas aulas de Ed. Física(Professor Alexandre
Constante) foram exploradas algumas formas de se quebrar a tendência sedentária
dos dias de hoje, pois desde as crianças até a fase adulta as pessoas têm
praticado pouca Atividade Física, fazendo com que hoje se tenha o maior número
de pessoas obesas de toda a história da humanidade, sendo que com isto vem uma
série de complicações com a saúde de todas essas pessoas. Então o foco das
aulas foi aconscientização dos alunos e
demais membros da unidade escolar da importância da Atividade Física para com a
saúde e prevenção de doenças coronarianas e demais doenças causadas pelo
sedentarismo.
Nas aulas de Biologia(Professora
Gabrieli Souza), a partir do conteúdo “Vida, matéria e energia” foi trabalhado
as diferentes formas de obtenção de alimentos entre os seres vivos e da
transferência de matéria e energia no mundo vivo desde a fonte representada
pelos produtores, através de uma série de organismos que consomem e são
consumidos, denominada “Cadeia Alimentar”, bem como o fato de ambientes
naturais abrigarem inúmeras cadeias alimentares interagindo, formando uma teia
alimentar.
Outro conteúdo estudado em Biologia
foi “O homem e seu impacto sobre o ambiente”. Neste trabalho a turma do 1º Ano
EMI analisou a interferência humana em ecossistemas naturais e a poluição
ambiental. Através de uma entrevista,
com as famílias dos alunos da turma, foram analisadas as características do
lixo domiciliar da comunidade de Rio Antinhas.
O conteúdo de Língua Portuguesa e Literatura(Professora
Cleci Godoi Pereira) estudado pelos alunos foi adaptado às necessidades dos
estudos ligados a ação de Aprendizagem “Urbanização da Comunidade”. Assim os
alunos foram assistir e participar de uma sessão da Câmara de Vereadores, então
foramestudados elementos da comunicação, funções da linguagem, tipos de texto,
textos literários e não literário. Trabalhou-se o que é qual a função e como se
redige uma ata. Os alunos produziram uma ata da reunião da Câmara. Depois houve
a necessidade de solicitar ao Presidente da Câmara uma cópia da Ata da sessão
que decidiu a ampliação do perímetro urbano, para suprir esta necessidade, eles
aprenderam que para fazer tal solicitação existe um tipo específico de
documento, o requerimento. Então os alunos fizeram um requerimento ao
Presidente da Câmara.
Contemplando os trabalhos
desenvolvidos com os alunos do primeiro ano do EMI no primeiro bimestre de
2012, cujo tema principal escolhido foi a Urbanização da comunidade de Rio
Antinhas e, visando um trabalho interdisciplinar, o professor Orientador de
Leitura (Giovani M Cunha) trabalhou com o tema, História da comunidade do Rio
Antinhas.
Para realizar essa atividade foi feita a leitura da colonização da comunidade, documento este, de propriedade do professor Amarildo Custódio trabalhado no ano em 2011 na aula de história.
COLONIZAÇÃO DA COMUNIDADE DE RIO ANTINHAS AÇÕES/OPERAÇÕES
- Leitura do texto: História da comunidade de Rio Antinhas – Colonização da comunidade:
- Entrevista com os pais sobre fatos ocorridos na época da colonização;
- Socialização dos textos;
- Correção dos textos;
- Releitura e reestruturação;
- Exposição dos textos produzidos no varal de leitura.
AS AVENTURAS DE BAMBOLINA - UMA HISTÓRIA SEM PALAVRAS
- Comentários sobre a vida dos colonizadores, brincadeiras e brinquedos utilizados na época;
- Apresentação do livro “As aventuras de Bambolina”;
- Comentários sobre ele e a importância das bonecas dentro do contexto literário e no desenvolvimento social e afetivo da criança;
- Leitura e análise crítica das imagens: Reflexão sobre aspectos físicos, sociais e afetivos que envolvem os personagens da história, como sentimentos de amizade, apego, satisfação, abandono, rejeição, desprezo, alegria, tristeza, criatividade, imaginação tecnologia, mecânica etc.
- Elaboração de um texto individual sobre as imagens;
- Releitura e reestruturação dos textos;
- Socialização;
- Eleição de alguns textos para postagem no blog da escola;
- Exposição dos textos no varal de leitura para apreciação de todos.
Para realizar essa atividade foi feita a leitura da colonização da comunidade, documento este, de propriedade do professor Amarildo Custódio trabalhado no ano em 2011 na aula de história.
COLONIZAÇÃO DA COMUNIDADE DE RIO ANTINHAS AÇÕES/OPERAÇÕES
- Leitura do texto: História da comunidade de Rio Antinhas – Colonização da comunidade:
- Entrevista com os pais sobre fatos ocorridos na época da colonização;
- Socialização dos textos;
- Correção dos textos;
- Releitura e reestruturação;
- Exposição dos textos produzidos no varal de leitura.
AS AVENTURAS DE BAMBOLINA - UMA HISTÓRIA SEM PALAVRAS
- Comentários sobre a vida dos colonizadores, brincadeiras e brinquedos utilizados na época;
- Apresentação do livro “As aventuras de Bambolina”;
- Comentários sobre ele e a importância das bonecas dentro do contexto literário e no desenvolvimento social e afetivo da criança;
- Leitura e análise crítica das imagens: Reflexão sobre aspectos físicos, sociais e afetivos que envolvem os personagens da história, como sentimentos de amizade, apego, satisfação, abandono, rejeição, desprezo, alegria, tristeza, criatividade, imaginação tecnologia, mecânica etc.
- Elaboração de um texto individual sobre as imagens;
- Releitura e reestruturação dos textos;
- Socialização;
- Eleição de alguns textos para postagem no blog da escola;
- Exposição dos textos no varal de leitura para apreciação de todos.
Para dar
continuidade aos trabalhos realizados, nas aulas de Convivência(Professora
Caroline Weber Grah), alguns alunos do 1º
Ano Ensino Médio Inovador, tiveram um trabalho árduo para a construção
do senário de uma casa, onde eles apresentaram a dublagem da música “Emília, a
boneca gente” interpretada pela cantora Baby Brasil.
“As bonecas
estiveram presentes em todas as civilizações. Em cavernas pré-históricas de
diversas partes do mundo, foram encontradas pequenas bonecas esculpidas em
pedra. No Brasil, enquanto as crianças da corte brincavam com bonecas
importadas, a bruxinha de pano, de indústria doméstica, precária e tradicional
adquiriu forma entre as crianças pobres, tornando-se documento expressivo da
Arte Popular, indicando as preferências por determinadas cores, feitios de
trajes, tipos humanos, índices de seleção indumentária na sua região de
origem.Este é um brinquedo folclórico que, como os demais, atende de forma mais
completa às necessidades da criança estimulando o instinto materno, a ternura e
a inocência infantil desde a sua fácil confecção até o seu descompromissado
manuseio. Boneca de pano é uma
forma simples e rudimentar de boneca, em que as partes do corpo são
confeccionadas em tecido, podendo o enchimento ser feito em diversos materiais,
que vão desde a palha, chumaços de algodão,
maravalha*, etc. As bonecas, até 1930, eram confeccionadas de pano, seus
"criadores" eram costureiras e artesãos.”
*Maravalha:
Serragem de Madeira
Disponível em:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100828113557AAeywsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário